A GRATIDÃO É A MEMORIA DO CORAÇÃO: DOIS MÉDICOS COM “M” MAIÚSCULO

21/12/2013

hipo1É com imensa alegria que deixo hoje de escrever sobre Economia e outros assuntos correlatos para prestar meu agradecimento e o de toda a minha família e minha homenagem a dois profissionais que ganharam nosso respeito como médicos e como exemplos límpidos da dignidade da pessoa humana.

Antístenes foi um discípulo de Sócrates e fundador da Escola Cínica, que desenvolveu as teorias de seu mestre, especialmente as práticas morais como o autodomínio, a força de ânimo e a capacidade de superar as dificuldades da vida.

Sua frase mais conhecida é a do título deste pequeno artigo: a gratidão é a memória do coração. Quero, concordando com Antístenes, registrar nossa grande gratidão – minha e de minha família – a dois profissionais que honram sua profissão, a meu ver a mais bela dentre todas: a Medicina. Seus nomes são Sebastião Rezende Sagradas, cirurgião do aparelho digestivo, e Fernando Adão Moreira, oncologista.

 

No final de novembro de 2012, levei minha esposa, que apresentava fortes dores no abdômen, ao Hospital Vital, no Rio. Após alguns exames e uma semana de grande sofrimento, em que teve que ficar sem alimentação e ser submetida a vários exames, veio o terrível diagnóstico, que ecoou como uma bomba em todos nós: um tumor intestinal, que exigiria dois procedimentos cirúrgicos, o primeiro para retirá-lo e o segundo para a colocação de uma bolsa colostêmica, que deveria ser usada durante todo o tratamento quimioterápico. Confesso que minhas pernas tremeram quando a notícia chegou, mas que meu primeiro pensamento – assim como o dela – foi pensar em Deus e em Sua infinita misericórdia e confiar no cirurgião que Ele colocou em nossas vidas, o Dr. Sebastião Sagradas. Quem desejar saber quem é este profissional e como é querido, basta pesquisar no Google, ou, se não dispuser de muito tempo, clicar aqui, para ter uma pálida ideia desse homem iluminado e que, sem qualquer sombra de dúvida, honra como poucos o juramento de Hipócrates.

Afável, simpático, carinhoso, defensor da família, caridoso, homem de Deus, mas, acima de tudo, um cirurgião competentíssimo e que trabalha, pelo menos, de 12 a 15 horas por dia, atributos que tivemos oportunidade de constatar pessoalmente e por meio de depoimentos de todos os seus colegas com quem conversamos. É famoso no meio médico por sua reputação como grande profissional,  mas faço questão de ressaltar também todas as demais qualidades que listei acima. Sempre palavras de carinho, de encorajamento, de esperança e de motivação!

Uma vez realizados os dois procedimentos cirúrgicos, o primeiro em dezembro de 2012 e o segundo em 10 de janeiro deste ano, Sagradas encaminhou minha esposa a um colega oncologista, o Dr. Fernando Adão Moreira, para que cuidasse de impedir que o mal voltasse a atacar minha querida esposa. Logo na primeira consulta, em seu consultório no bairro da Tijuca, sempre repleto de pacientes, tivemos a grande alegria de constatar que o Dr. Adão também é uma figura humana e profissional como poucas, tal como o Dr. Sagradas.

Certamente, posso aplicar ao Dr. Adão os mesmos adjetivos que utilizei acima para descrever seu colega. De um carinho excepcional com todos os seus pacientes, chamando-os um a um pelo diminutivo do nome – o que já denota carinho e psicologia incentivadora -, ele foi fundamental para levantar o ânimo de minha esposa, o meu e o de todos da família. Para uma pequena ideia da competência desse profissional, clique aqui. Após novo procedimento para implantar um cateter, realizado por outro médico indicado por ele, tiveram início as terríveis sessões de quimioterapia, incontáveis exames de sangue e efeitos colaterais, sempre acompanhados com atenção e dedicação pelo Dr. Adão.

Depois de seis longuíssimos meses de sessões, finalmente ela voltou ao Dr. Adão, que pediu mais um exame e, ao analisá-lo, deu-nos a notícia tão esperada: que ela estava curada e que agora “o final feliz da história era com o seu colega Sagradas”!

Para encurtar, no final do mês de novembro passado, a cirurgia para retirar a colostomia foi feita com absoluto sucesso e hoje, tempo do Advento - que significa esperança -, ela já voltou à sua vida normal.

Não posso deixar de mencionar a fé, a coragem, a fortaleza, a esperança e o exemplo de vida que minha querida Maria Salete nos deu, mesmo nos momentos mais difíceis, em que toda a família a amparava.

Obrigado, Dr. Sagradas! Obrigado, Dr. Fernando Adão! E acima de tudo obrigado a Deus, por colocá-los em nosso caminho e por ter me dado como esposa mulher de tamanho valor, grande companheira há tantos anos, mãe de nossos filhos e avó de nossas netinhas.

Certamente, há muitos médicos competentes em suas especialidades, mas dificilmente, em especial neste mundo de hoje, em que os valores morais e, entre eles, a virtude da solidariedade, infelizmente, estão se tornando cada vez mais escassos, vocês são dois exemplos para todos aqueles que exercem a Medicina.

A vocês dois e a Deus, minha profunda gratidão. E meu coração feliz. Que Deus esteja sempre à sua frente, para guiá-los na sublime tarefa de salvar vidas!